MATURIDADE - O PLANO DE DEUS PARA NÓS
- O Meu Secreto
- 11 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

Não tem nada mais clichê do que a figura do Mestre falando para o aprendiz o quanto ele precisa aprender antes de se tornar um grande guerreiro.
Assim como o aprendiz, que por ser imaturo não alcança a plenitude das habilidades que seu treinamento lhe garantiam, nós como Cristãos não alcançamos plenitude em Deus até que deixemos a imaturidade de lado e busquemos nos aprofundar nele.
O aprendiz apressado
Como um bom jovem nerd, eu sou muito fã da Saga Star Wars. A história do aprendiz que quis apressar as coisas, e acabou entrando pro lado negro da força em busca de acelerar os resultados do seu treinamento, é uma bela metáfora para nossa vida.
Como cristãos somos incentivados a seguir o exemplo de Jesus, como nosso mestre. Mas a verdade é que ser igual a Jesus, é algo realmente difícil e que toma tempo. Afinal, passamos anos construindo um caráter pecaminoso, e não é da noite pro dia que deixamos de lado todas as ações dessa natureza pecaminosa.
Me lembro de Paulo, quando afirmou não fazer o bem que queria e sim o mal que habitava nele.
Mas logo Paulo?
Aquele grande herói também tinha dificuldade em largar as atitudes pecaminosas? Temos que nos lembrar do que a palavra diz: aquele que provém da carne, busca as coisas da carne. A nossa tendência carnal é o pecado, mas o desejo de nossa alma são as coisas espirituais.
Acontece que muita gente se frustra ao se deparar com essa dualidade. Alguns se sentem indignos e desistem, enquanto outros não aceitam isso, e vivem como se não houvesse a necessidade de buscar maturidade para vencer estas coisas.
Sabe, a tão famosa Graça não nos exime das nossas responsabilidades como cristãos. Temos que buscar a maturidade em Jesus, e sermos semelhantes a Ele.
É aqui que volto para a Saga Star Wars. O Luke queria acelerar as coisas e não entendia quando o Mestre Yoda falava que ele precisava aprender certas coisas. Somos jovens padawans espirituais, somos aprendizes do Mestre Jesus e devemos buscar nele todo entendimento necessário para nos tornarmos como Ele.
Maturidade é necessária
Imagina você com 14 anos ganhando uma Ferrari do seu pai. Certamente você iria bater no primeiro poste que aparecesse na sua frente, pela simples falta de maturidade no volante.
Temos de parar de achar que é chato esperar. Temos que parar com nossa mania de querer acelerar as coisas, ainda que seja para o bem.
Me pergunto o que Jesus estava fazendo durante os 30 anos em que seu ministério ainda não havia começado. Afinal, ele é o Salvador, porque esperar 30 anos para salvar o mundo?
Nós humanos somos imediatistas, e às vezes queremos fazer o bem, mas fazemos no tempo errado e por isso causamos o mau.
Jesus não é como nós, ele está focado na eternidade, e na eternidade o tempo não nos afetará. Coloque seu foco na eternidade e nas coisas que Deus quer te ensinar, em quão maduro você precisa ser antes de ter.
O tempo é o maior aliado da maturidade.
Ah, aqui estou eu novamente falando de tempo!
A verdade é que eu tenho uma relação de amor e ódio com o tempo. Como todo ansioso crônico, eu sempre tento acelerar as coisas, é quase que natural em mim.
Acontece que eu estou aprendendo, estou amadurecendo neste aspecto, tenho de reconhecer que o tempo é meu maior aliado nesse amadurecimento.
Mas não se trata de ficar aguardando o tempo passar enquanto estamos sentados.
Gosto do texto de Filipenses 4:6, que nos ensina a aguardar o tempo sem ansiedade, mas que também nos ensina a orar e agradecer. Orar e agradecer são as nossas responsabilidades.
Há quem diga que orar é esperar, eu prefiro pensar que quando oro eu ajo, e às vezes a atitude que tomo é a de espera. Mas certamente quando você ora, toma alguma atitude.
Orar é estar debaixo da instrução do Mestre.
Olha aí, o aprendiz precisa da instrução do Mestre para completar o treinamento e se tornar um guerreiro. Então se você realmente quer ser alguém, quer realizar algo, quer ser relevante para Deus e para as pessoas, aproxime-se de Deus e deixe que Ele te ensine e que o tempo te prove.
Todos nós seremos provados. O teste final é o tempo. A bíblia diz para MANTERMOS a nossa fé, a nossa coroa, para amadurecer em caráter. Ou seja, nós somos provados pelo tempo, e é a nossa capacidade de permanecermos que nos aprova e nos leva a receberemos nossa herança eterna.
Espero que você foque na eternidade a partir de agora, fique nas coisas que não se corrompem, para que você não ande ansioso com as coisas que são corruptíveis.
Viva com intensidade o treinamento que nos foi proposto, e seja aprovado no dia da volta do nosso Senhor Jesus.
Autor: Jobson Ferraz
Comments