DEIXE SEU LEGADO
- O Meu Secreto
- 19 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

Herança é algo que deixamos para os outros, legado é o que deixamos nos outros.
Você sabe o que os grandes nomes da história têm em comum? Todos deixaram grandes legados. A herança passou, mas seus nomes continuam vivos na nossa memória.
Hoje quero te perguntar: o que você pretende deixar quando partir?
Quem não gostaria de ser lembrado até depois da sua morte?
Há quem diga que um homem é realmente importante quando seu nome permanece, mesmo quando seu corpo se desfaz.
Sempre fui fascinado pela capacidade de alguns nomes serem lembrados na história. Martin Luther King, Nelson Mandela, Moisés, Jesus. Todos estes nomes trazem consigo um significado do que representou suas vidas. Um nome que reflete seu legado. Isso é incrível. Imagina o orgulho que é carregar consigo tal nome, ou ser herdeiro desse nome e desse legado. Pois é, o legado é muito mais importante do que a herança.
Já vi famílias sendo destruídas por causa de herança, e ao mesmo tempo vi histórias ficando eternizadas graças ao legado. Sobre isso a Bíblia nos ensina a guardamos um tesouro incorruptível, que ladrões não possam roubar. Claro que esta é uma referência ao tesouro celestial, mas podemos aplicar a importância desta frase em nossa vida e lutar por coisas realmente duradouras.
Certas lutas na vida nos destroem, isso é fato. Mas quando lutamos batalhas que geram legado, ainda que estejamos desgastados, a consciência do legado nos reanima.
Gosto da alusão das guerras medievais. Diversas vezes vimos exércitos menores, ganhando batalhas aparentemente impossíveis, tudo graças ao empenho com que eles lutavam, e a consciência do legado que estavam construindo. Construir um legado é um poderoso anestésico e um ótimo energético.
Costumo trabalhar nos fins de semana em atividades paralelas à minha profissão: sou pastor, biomédico, empresário e ainda escrevo aqui para vocês. E não há nada mais proveitoso do que o cansaço que estas atividades geram em mim. Imagine: após uma semana intensa de trabalho formal, chegou o fim de semana e passo mais de 12 horas totais trabalhando nestas atividades. Mas pasmem, isso gera em mim um sentimento se construção do meu legado. Sei que pelo menos para os que estão ao meu redor, serei lembrado como alguém que se doou pelo próximo.
Doar-se. Esta é a chave.
Jesus disse: "O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir."
Somos servos uns dos outros. E quando assumimos esta posição, começamos a construção do nosso legado. Porque o egoísmo está para o esquecimento assim como o altruísmo está para a eternidade. Servir o próximo é exalar o perfume do Deus que se fez carne e nos serviu.
Esta é uma balança em que todos ganham. Quem é servido recebe graça na hora. Quem serve, porém, constrói para a eternidade. É aqui que temos uma chave.
Se você quer bônus imediato, prazer momentâneo, alegria passageira, não é servindo que você encontrará. Servir é um jogo de longa duração. É para quem sabe esperar, para quem quer os maiores prêmios que só virão com o passar do tempo, mas certamente são os melhores.
Se você quer jogar este jogo do serviço, comece agora. Coloque sua necessidade em segundo plano. Encontre uma forma de ajudar os outros, e não fique somente nisso.
Tente fazer mais a cada dia, alcançar mais pessoas, ajudar de outras formas. A regra aqui é: quanto mais melhor. Jesus veio primeiro para os israelitas, mas seu plano era ambicioso: alcançar até aqueles que não pertenciam ao povo de Israel. E hoje os gentios se tornaram os maiores beneficiados por isto.
Expanda sua visão e você alcançará milhares.
Deixe seu legado!
Autor: Jobson Ferraz
Comments