A presença que preenche a minha ausência
- O Meu Secreto
- 7 de jan. de 2019
- 4 min de leitura
Hoje resolvi que queria falar algo sobre a magnífica presença de Jesus, a qual muda toda a nossa forma de viver e de enxergar o mundo. Acho que através dessas poucas palavras, posso estar convidando alguém a sair da sua zona aparentemente de conforto para vivenciar uma experiência linda, duradoura e de puro amor, mas que exige iniciativa e posicionamento.
A presença de Cristo não se resume apenas ao seu comparecimento perto de nós. É bem mais intensa que isso. Ela nos leva a pensar em relacionamento, confiança, a não nos sentirmos sós em meio a uma multidão que pode estar indo numa direção contrária à nossa.
Experimentar sua presença é algo que requer de nós um posicionamento, uma decisão corajosa: a de escolhermos por isso.
Depois de optarmos pela presença Dele em nossas vidas, o segundo passo é a construção desse novo relacionamento. Confiança é a palavra.
Nós precisamos construir uma amizade sincera, e isso requer confiança. Amizades envolvem trocas: dar e receber, confidenciar e aconselhar.
Quando fiz minha escolha de que queria que Ele estivesse na minha vida, comecei a conversar com Jesus todos os dias. Percebi Nele um amigo que me escutava e me protegia nos momentos mais difíceis. Quando estava passando por muitos desafios e o medo queria se sobressair dentro de mim, lembro que eu escrevia para Ele. Meus cadernos viraram pequenos diários para Jesus, onde eu contava os meus anseios, medos e dores.
Afinal, não havia pessoa mais adequada e mais confiável para ouvir ou ler meus relatos. O mais interessante é que não importava a forma como eu desabafava para Ele, na mesma hora já sentia um alívio enorme. Comecei a perceber que Ele estava ouvindo e ao mesmo tempo agindo em meu favor.
O ser humano precisa estar disposto a ceder em algumas questões e aprender a dividir o fardo da sua vida com Ele. Renúncia é a palavra.
Agora, Jesus precisa ser mais que um amigo fiel. Ele deve ser aquele que vai orientar nossa caminhada e falar qual será o nosso próximo passo em todos os momentos, quer sejam bons, quer sejam sombrios.
Isso é extremamente difícil para nós que temos uma natureza que se inclina a ser autossuficiente; gostamos de ter o controle de tudo em nossas mãos, de sermos os protagonistas da nossa história.
Por isso, quando alguém nos pede para ter o controle do leme do nosso barco, surge muitas vezes uma hesitação, dúvidas, ou concedemos o controle em parte e ficamos na retaguarda sem confiar em quem está guiando.
Se não houver confiança total nesse relacionamento, ou se não existir espaço para a renúncia, a presença Dele se vai aos poucos.
Outro ponto forte desse relacionamento exige coragem da nossa parte. Coragem para resistir e defender a presença de Jesus em nossas vidas. Coragem para não ceder diante do enfrentamento. Coragem para ir contra a voz da maioria, que geralmente rejeita a voz do Senhor no seu dia-a-dia. Coragem para ir numa direção contrária à da multidão e nadar contra a correnteza que quer nos arrastar para uma caverna de escuridão.
É nesse momento que temos que ter forças suficientes para não termos vergonha de estar com Jesus e em nenhum momento negá-lo diante das pessoas. É difícil se posicionar nesta parte porque o ser humano tem uma tendência natural de se socializar e possui uma necessidade interior de aceitação em seus mais diferentes grupos.
Mas Jesus te convida a algo novo que é sair de cima do muro e experimentar uma vida muito mais agradável, mesmo que haja adversidades.
É interessante que quando Jesus está conosco, como consequência, muitas coisas mudam dentro de nós. O grande Mestre vai preenchendo o nosso vazio e moldando o nosso caráter. Todos temos um vazio dentro do nosso ser; sempre tem algo que está ausente, porém, Jesus é o único que preenche todos os nossos vazios, não importa se são muitos. E é lindo de se ver como começamos a mudar nossos conceitos e como aprendemos a ser como Ele é.
Colocando em prática o amor, a justiça, a paz, o domínio próprio, numa genuína prova de que ninguém além Dele é capaz de fazer tamanha mudança, uma mudança para melhor, é claro.
Estar com Ele durante todas as horas do dia, da semana, dos meses e dos anos é uma tarefa árdua, um caminho íngreme onde precisamos ter persistência para não desistirmos de andar. Mesmo que haja investidas do maligno ou das pessoas para distanciá-lo de nós, nada se compara à felicidade de tê-lo em nossas vidas.
A presença de Jesus é o que vai nos sustentar quando o mundo tenta nos engolir. Ele é o bálsamo perfeito para nos consolar das decepções; é a força que nos move para enfrentarmos os dias mais tenebrosos.
Não deixe de dar uma chance para Ele; e se você já vivenciou tudo isso, mas está distante do Pai, hoje é o dia certo para convidá-lo a estar contigo novamente.
Nunca é tarde.
Jesus sempre está à espera do seu “sim”.
Autora: Júlia Celeste
Comments