NÃO VELEJE SOZINHO - 3 PASSOS PARA SUPERAR A DEPRESSÃO
- O Meu Secreto
- 25 de set. de 2018
- 3 min de leitura

Tentar vencer a depressão sozinho é como velejar em um oceano sem a ajuda de uma bússola, torna-se uma tarefa praticamente impossível.
Hoje te desafio a buscar ajuda, a partilhar tudo que tem te deprimido e feito com que você não queira mais viver.
Trouxemos três passos, que se colocados em prática, garanto que surtirão efeitos positivos na sua jornada!
Então separa um lugar confortável e uma xícara de café para nossa conversa no secreto.
Reconheça suas fragilidades
Reconhecer as nossas fraquezas é um desafio e tanto, porém é necessário. Não somos super-heróis, somos fracos, mas isto não quer dizer que somos incapazes de vencer. A decisão de vencer ou desistir é sua, e esta decisão pode mudar sua vida.
Mude a ótica pela qual você tem enxergado seus problemas. É normal ter dificuldades em visualizar soluções quando tudo parece perdido, somos tendenciosos a achar que nada é tão ruim que não possa piorar. Mas esta visão nos afoga em mais problemas e suga nossa esperança. Uma simples mudança de perspectiva pode te fazer enxergar soluções onde antes havia apenas desesperança. Isso não irá resolver seus problemas, mas te dará forças para enfrentá-los.
Isto requer um esforço em reconhecer suas limitações e pedir ajuda para confrontá-las. Apenas reconhecendo nosso atual estado poderemos focar no fortalecimento dos nossos pontos fracos. Quando identificamos nossas fraquezas, algo nos move a querer mudar tal situação.
Enfrente suas batalhas
Uma vez que você reconheceu seu estado atual e mudou sua ótica, agora é necessário um plano de ação. Toda batalha requer planejamento, e esta é sem dúvida a pior batalha que podemos enfrentar, afinal de contas, nosso inimigo somos nós mesmos.
Ninguém melhor do que você para listar seus pontos fortes e seus pontos fracos.
A partir daí, você enxergará quais fraquezas só poderão ser vencidas com o auxílio de outras pessoas. Então, chegou o momento de buscar ajuda, se cerque de pessoas que podem te ajudar a vencer suas batalhas. Converse sobre seus problemas, seja com seus familiares, amigos, ou líderes na igreja.
Tentar vencer sozinho é sem dúvida um atestado de derrota. Se necessário procure ajuda de um profissional, afinal de contas, eles são treinados para nos ajudar em momentos como estes.
Aceite ajuda nas suas batalhas
Você precisa lutar, arranjar forças,criar estratégias para deter todo e quaisquer sentimentos negativos. Não se entregue ao desânimo das lutas que foram perdidas, não deixe que seus medos e a baixa auto estima te atinjam neste momento. Quando a esperança surge, ficamos vulneráveis às frustrações, por isso, redobre a sua atenção para não acabar tendo uma queda ainda maior.
Entretanto também quero te alegrar, saiba que você já está andando a passos largos, o que antes parecia ser um grande muro, pode agora ser uma simples pedra no meio do caminho. Suas fraquezas e medos, podem neste momento não te assustar tanto. E se ainda existirem medos, descarte deixe tudo isso para trás, afinal você está caminhando em direção a uma nova vida, com novos sonhos e esperanças.
Viva sua vida
Aceite os altos e baixos da vida. Dias ruins são inevitáveis, e acontecerão, mas isso não não diminui nossa capacidade de vencer.
É necessário que tenhamos em mente que tudo vai passar, as dificuldades vem para nos ensinar e nos tornar mais forte a cada obstáculo vencido. Precisamos aprender que as frustrações fazem parte da jornada, e que assim como as tempestades, elas passam.
Com ela se vão os medos e surge diante de você um novo horizonte. Agora você ganhou uma nova capacidade, a de olhar para dentro de si mesmo e enxergar quem você é de verdade. Você não é mais parte da estatísticas da depressão e do suicídio, agora faz parte da estatística dos que venceram seus medos e partiram em busca de novos desafios.
Viver é ser livre, então liberte-se, trace novos caminhos e viva.
A nossa vida é uma luta constante, mas somos completamente capazes de vencer toda e qualquer fraqueza.
Viver consiste em vencer nossas lutas diárias.
Seja corajoso!
Autora: Janaína Maria de Oliveira
Comments