top of page

A verdade que ninguém te contou - VOCÊ PODE SER FRACO

  • Foto do escritor: O Meu Secreto
    O Meu Secreto
  • 16 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de set. de 2018


ree


Se você acha que este é apenas mais um texto cristão clichê falando sobre suicídio, sinto-me feliz em quebrar suas expectativas.


Não estamos aqui para descontar em você o atual despreparo da igreja em tratar mais este tabu. E sim, para abrir nossas mentes e mostrar que não se trata apenas de fraqueza espiritual, depressão é uma realidade e o suicídio não é saída.


Bom, se você continua lendo, acho que conseguimos prender sua atenção, então fica mais alguns minutinhos e vamos para uma conversa no secreto.


Não adianta palavras bonitas, nem frases de efeito. Falar disto é difícil, delicado e requer muita preparação emocional, afinal de contas, quem gosta de mostrar suas fraquezas e ficar vulnerável ao julgamento alheio? Mas talvez seja exatamente esta desculpa que carregamos em nossas mentes, que nos impede de sermos mais sinceros sobre nós mesmos.


Não é incomum encontrar pessoas que dizem estar tudo bem, quando por dentro estão completamente destruídas e necessitando urgentemente de ajuda. E é o papel da igreja oferecer ajuda constante, mesmo para aqueles que ainda não reconhecem sua necessidade.


E aqui chegamos na nossa situação atual, poucos querem realmente mostrar suas fraquezas, até mesmo para Deus nós chegamos com um tom de “tudo está bem” e, apenas quando não encontramos mais saída, corremos desesperados para Seus pés.


Por que ainda insistimos em parecer fortes?

Quem disse que temos de ser fortes e impenetráveis o tempo todo?

Talvez mostrar-se fraco e vulnerável seja o primeiro passo para aceitarmos quem somos, enxergarmos nossas limitações e permitirmos que a ajuda nos alcance a tempo.


Isso vem de berço!


Crescemos sendo ensinados a não demonstrar fraqueza, afinal de contas, aprendemos que os fracos perdem, e os fortes que prevalecem.


Todo domingo na igreja você deve ouvir de alguém: somos mais que vencedores, e automaticamente somos levados a pensar que não há espaço para perdedores. Mas venho aprendendo ultimamente, e da maneira mais dura, que não se trata de ganhar batalhas, trata-se de saber qual delas lutaremos e o principal, por quem lutaremos.

E aqui vem uma pergunta que você precisa responder:


Quais são as suas batalhas? E quais delas precisam ser realmente suas?


Por achar que devemos ser sempre fortes, acabamos sempre carregando os problemas dos mais fracos, eles descarregam todo seu fardo em nós e simplesmente saem aliviados, nos deixando com toneladas de problemas em nossas costas. Uma vez que aceitamos este fardo, o trajeto fica muito mais longo, e enquanto outros correm a passos largos, parecemos não sair do lugar. Cada passo parece ter um esforço imensurável e inacabável.


Ao final de cada vitória, um sentimento de cansaço vem, afinal de contas, continuamos com os mesmos fardos, apenas demos mais um passo à frente. E carregar tanto peso, nos suga qualquer energia, tornando a certeza da chegada cada vez mais longínqua. Enquanto isso, os fracos, continuam dando passos largos e alegres.


Os fracos na verdade são os mais fortes!


Os fracos aprenderam a conviver com suas fraquezas, deixaram de se cobrar além do necessário e hoje desfrutam cada vitória já ansiosos pela próxima. Ah, os fracos são na verdade os mais fortes, pois encaram o medo de assumir a derrota, entregaram todos os seus problemas e se permitiram serem cuidados.


Começo a achar que não é tão forte aquele que vence sozinho, o fraco aprendeu a dividir e se contentar com menos, deixou a ganância de ser visto como vitorioso, e aceitou a liberdade de repartir.


Aceitar sua fraqueza não é ser um perdedor, é ser humano, é ser normal. Devemos aceitar nossas limitações, elas nos mostram até onde podemos ir, são um mecanismo de defesa que nos protege do colapso.


Espero que ao ter lido este texto, você passe a olhar para si mesmo com menos cobrança e mais delicadeza. Deus nos fez para sermos seus filhos, e como filhos podemos entregar todo nosso peso e apenas descansar em seus braços.

Seja fraco, descanse.

Autor: Jobson Ferraz do Nascimento

Comments


© 2018 criado por O MEU SECRETO.COM

Inscreva-se em nossa comunidade

Nunca perca uma atualização

bottom of page